quarta-feira, 29 de maio de 2013


Olhando para esta infografia, a informação é facilmente assimilável, dada a clareza com que a informação foi tratada. Esta infografia demonstra gráficamente a informação relativa à lista de vencedores de Prémios Nobel, separando-a por nacionalidades e tipo de prémio que foi atribuído até ao ano de 2012.

Pegando no exemplo dos Estados Unidos, conseguimos apreender que 65 dos Prémios Nobel ganhos por Norte Americanos foram relativos à Física, enquanto que 49 foram para a Químca, 66 para a Medicina, 8 para a Literatura, 19 para a Paz e 40 para a Ciência Económica.

E isto é feito com recurso aos elementos básicos de comunicação visual, dando uso às linhas, pontos, formas e cores, que tem um papel fundamental na identificação e simplificação da mensagem que a infografia pretende transmitir. Desconstruindo a infografia, são estes os elementos que assimilados de determinada maneira, nos permitem obter informação de maneira bastante simples e "atrativa" para quem lê.

A gestão da informação foi magistral neste trabalho, em que os dois topicos principais de analise (O país de origem dos laureados e o número de prémios atribuídos a esses mesmos países) têm grande destaque, assim como informação secundária como o número total de laureados, quantos prémios em cada categoria foram atribuídos ao longo dos 111 anos da entrega, assim como a desconstrução por categorias do total de prémios ganhos por cada país.

O unico entrave para a total apreensão da informação e o uso especifico deste tipo de infografia é que a informação global não é tratada, como é possivel ver com a junção dos restantes países exceptuando EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Russia, Suécia, Holanda e Italia, sendo que os restantes países não tem destaque individualizado, atendendo não só ao numero supostamente mais pequeno de prémios ganhos como à falta de espaço que este tipo de infografia dispõe para transmitir uma informação totalmente explicita relativa à globalidade dos prémios atribuidos.

Quem? Quanto? Onde? Quando? Como? Porquê?

Este tipo de infografia peca também por não responder a todas estas perguntas, pois embora seja possivel ver quem ganhou quantos prémios (por país), quantos ganhou, o "onde" é irrelevante pois é uma Academia sueca que atribui os prémios )sendo que o Prémio Nobel da Paz é atribuído na Noruega), o como e o porquê também gozam de pouca importância neste tipo de infografia. O local onde há uma distinta falha prende-se no "Quando?", em que não é feita uma separação anual de quem foi laureado em que ano, algo que numa infografia diferente seria mais facilmente executável.

Para se classificar como uma infografia, é necessário reúnir mais que um elemento na construção da infografia. Neste caso em especifico, os elementos infográficos usados foram o Diagrama (na forma em que os aspeto da infografia assemelha-se a um queijo, com diversos compartimentos), o Gráfico (representado nas ligações entre os elementos do diagrama, através de linhas, pontos ou formas) e Texto (visivel na nomenclatura atribuida a cada um dos compartimentos visiveis no Diagrama.

Relativamente à gestão da informação LATCH, ela foi feita sob a forma de Categoria, pois a infografia é feita com separação no parâmetro país e tipo de prémio ganho. As outras todas (Localização, Alfabética, Temporal e Hierarquica) não entram em análise, atendendo ao tipo de diagrama escolhido para representar este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário