quinta-feira, 30 de maio de 2013

Memória Descritiva


Os dados que recolhemos para elaborar a nossa infografia são de índole desportiva e refletem uma importante decisão no mundo do NBA (National Basketball Associacion).

De uma forma sucinta e linear, as equipas de basquetebol americano com piores pontuações têm oportunidade de ter a primeira escolha de um jogador que fará parte da sua equipa. Como podemos cogitar, ter este privilégio poderá alterar toda a conduta da época seguinte e mudar o rumo da equipa.
Não se tratam de meras conjeturas, pois através da análise de tabelas é perceptível uma evolução de ano para ano.

 Algumas das equipas que acabaram por ficar com a 1ª escolha, no ano seguinte, nem constavam na lista do sorteio.

            E como é dado o poder de escolha?

É feito um sorteio, similar com o Totoloto, mas em vez de ganhar dinheiro diretamente com a vitória da aposta, permitirá maiores lucros futuros com o jogador escolhido.

Iremos representar os dados das previsões e respetivos resultados desde 2009 até ao ano atual.
Analisando a tabela seguinte:

 

Sacramento Kings tinha 25% de ficar com a 1ª escolha, Washington Wizards 17,8% e Los Angeles Clippers 17,7%.

Observamos as oscilações das equipas que estavam no top 3, com maior probabilidade de serem as escolhidas para a first pick durante os 5 anos.


Até ao momento temos 3 variáveis: o ano, as equipas e as previsões.
Após uma longa reflexão, chegamos a um acordo de que a melhor maneira de representar este aglomerado de informação seria através de um gráfico.

Este gráfico contém apenas o top 3 de cada ano, assim como as probabilidades de ficar com a 1ª escolha em percentagem. É fácil observar que este tema contém muitos dados e para não confundir aqueles que irão visualizar a infografia, decidimos selecionar os mais pertinentes.


            A gestão de informação é feita com base no critério temporal.
O eixo dos xx , variável dependente, corresponde aos 5 anos onde a análise está a ser feita e o eixo dos yy, variável independente, corresponde à percentagem de probabilidade de ficar com a 1ª escolha do jogador.
Colocamos como título do gráfico as “Previsões” e aqui estão contemplados alguns elementos básicos da comunicação visual.

As linhas com diferentes tonalidades representam cada equipa e é fácil interpretar as oscilações.

Ao lado, há a legenda da equipa com um pequeno retângulo com a cor respetiva.

O uso de cores distintas e facilmente distinguíveis foi imperial, mais uma vez conseguimos compreender a relevância da linha e cor. Estes dois elementos básicos são capazes de exprimir informações complexas.

A interpretação gráfica dá não só uma ideia de quais as equipas que tinham maior probabilidade, mas também a sua evolução. Um declínio representa uma evolução da equipa e uma subida uma má época.


            Mas qual o intuito de saber as previsões e não os resultados?

Além da recolha anterior, analisamos quais as equipas que haviam vencido o sorteio em cada ano, bem como o 2º e 3º posicionamento.

Para representar estes dados pretendíamos algo que não fosse necessário explicar através de palavras.

Um diagrama pareceu o mais adequado.

Este diagrama corresponde a um pódio, elemento que toda a população está familiarizada.

Outro elemento básico da comunicação visual: a junção de três sólidos geométricos com diferentes alturas que indicam os 3 grandes vencedores.

Como já tínhamos utilizado cores e respetiva legenda, não queríamos tornar a infografia demasiado concentrada, por isso, em cada posição colocámos o logótipo de cada equipa.

Por baixo do pódio elaboramos uma tabelas com o respetivo posicionamento e probabilidade inicial da equipa deter a 1ª escolha.

E o parâmetro tempo?

Para não inserir novamente uma timeline e como os “Resultados” e “Previsões” estão correlacionados, através de um elemento básico da comunicação visual, a linha, traçamos um ‘caminho’ da previsão desse ano até ao resultado.

O mais curioso é que quase sempre as equipas com maior probabilidade não ficaram com a chance de ter a primeira escolha do jogador e grande parte das equipas que venceram o sorteio não estavam no top 3 de probabilidade. Isto prova que, de facto, estes sorteios são aleatórios e dependem da sorte.

            Por fim, e não menos importante, a tipografia.

Mais uma vez, comprovamos que os elementos básicos da comunicação visual conseguem exprimir informação, mas não poderão ser desmantelados de uma explicação alfanumérica.

O nome das equipas, o ano, o título e dois subtítulos. Não seria possível através do gráfico e diagrama interpretar a informação. Escolhemos um tipo de letra estilo ‘máquina’, que é a melhor escolha para uma infografia, porque aqui o mais importante é a legibilidade e compreensão.

A sua coesão transmite-se através desta infografia.

O título “Sorteio da 1ª escolha no Draft da NBA” simplifica toda a informação dada nos sites deste desporto.

Afinal apurar o direito de 1ª escolha é o objetivo de todo este processo.

 

           


 





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